O termo cultura vem do latim cultus, que por sua vez deriva da voz colere, que tinha muitos significados, como habitar, cultivar, proteger, honrar com adoração, cuidar do campo ou do gado, etc. ... Em meados do século XIX, alguns cientistas usaram o termo "cultura" para se referir à capacidade humana universal.
A sua definição da cultura, apesar de genérica, revela-se ainda útil: "um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e todas as produções dos homens em sociedade".
Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo "cultura" para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno.
A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização.
De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
Um centro cultural é um espaço arquitetônico destinado à apresentação de manifestações culturais das mais diversas modalidades.
A cultura é o conjunto de costumes, normas e valores que um grupo ou sociedade possui. A ideia de cultura é comumente associada à erudição ou intelectualidade. Afirmar que alguém "não tem cultura", geralmente, é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimentos que são considerados de maior refino.