A primeira rede digital foi a 2G, baseada principalmente no GSM (Global System for Mobile Communications), que foi implantada na década de 1990. A rede estabeleceu os parâmetros usados até hoje nas conversações por telefones móveis, mas ainda era bastante incipiente para a troca de dados.
Com as tecnologias de redes móveis 2G houve a troca do analógico para digital. Para a internet móvel oferecida pela sua operadora chegar ao seu celular, o sinal é transmitido por ondas de rádio a partir de antenas. As redes de 2G usam um padrão chamado GSM que, no Brasil, ocupa as faixas de 9 Mhz.
A principal diferença entre o 3G e o 4G consiste na velocidade de navegação. ... Se somente a partir do 3G foi possível navegar na internet em tempo real e em locais fechados, como elevadores e metrôs, com o 4G a velocidade da conexão será de quatro a 100 vezes maior.
Por exemplo, a rede 3G é a terceira geração após as redes 1G e 2G. Com a rede 3G, os smartphones têm, em geral, velocidades de download de até, aproximadamente, 2 Mbps (megabits por segundo). ... A rede 4G é espectralmente mais eficiente que a rede 3G, assim como a rede 5G é espectralmente mais eficiente que a rede 4G.
2G – 1990. A segunda geração de redes sem fio para dispositivos móveis, trouxe com ela melhor qualidade nas chamadas de voz, mas não parou por aí. Por se tratar de um tecnologia digital, diferente da 1G que era analógica, ela possibilitou o surgimento da Short Messaging Service ou SMS.
Portanto, casos como o sinal analógico de televisão ou mesmo a comunicação Wi-Fi não estão incluídas, pois não são meios de comunicação feitos especificamente para celulares. A primeira geração surgiu (1G) por volta do ano 80, e a primeira vez que foi usada foi no Japão, em 1979, pela companhia NTT.
Embora esta tecnologia tenha origem na Europa, é usada em mais de 212 países do mundo. ... A maior diferença entre as tecnologias 2G e 3G está na velocidade com que os dados trafegam entre elas. Enquanto na tecnologia 3G os dados trafegam muito mais rapidamente, na tecnologia 2G os dados correm de forma muito mais lenta.
A principal diferença entre as frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz diz respeito ao número de dispositivos por frequência. A 2,4 GHz sofre mais interferência que a 5 GHz. ... Além disso, a 2,4 GHz tem menos opções de canal - apenas três - enquanto a 5 GHz apresenta 23 canais sem sobreposição.
Uma transmissão sem fio a 2.4Ghz fornece internet para uma área maior, mas sacrifica a velocidade, enquanto as de 5Ghz e 6Ghz fornecem velocidades mais rápidas para uma área menor. ... Listados abaixo estão os diferentes padrões de WiFi mais comuns atualmente, suas frequências, distâncias e velocidades teóricas.
A navegação do 4G pode chegar a 300 Mbps de download e 75 Mb de upload. Por outro lado, a do 5G* atinge 10 Gbps. Sendo assim, no 4G, baixar um filme em HD com duração de 1 hora é um processo que leva até 6 horas. ... Enquanto o 4G está pensando em dar play, a internet 5G* já voltou com o chocolatinho para a sessão!