Quando se preocupar com o resultado do Papanicolau?
Quando se preocupar com o resultado do Papanicolau? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
Quando se preocupar com o resultado do Papanicolau?
A conduta diante de uma achado de exame de Papanicolau com ASCUS, é repetir o exame em 6 meses. Em mulheres acima de 30 anos, pode-se também optar pela coleta de captura híbrida do HPV. Caso este resultado seja positivo, a mulher deve ser encaminhada direto para colposcopia.
Quais são os resultados do exame de Papanicolau?
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
Qual a importância do Papanicolau para o câncer?
Por outro lado, se essa alteração for tratada adequadamente e a mulher fizer um seguimento anual com o papanicolau, a chance de evoluir para câncer é mínima, praticamente nula. Daí vem a enorme importância do papanicolau na manutenção da saúde e do bem estar das mulheres.
Como é feito o papanicolau?
O exame não dói, no entanto pode ser sentido desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame, no entanto a sensação passa logo após a retirada da espátula e do dispositivo médico. Veja mais sobre como é feito o exame de Papanicolau.
Por que o Papanicolau é um exame de câncer do colo do útero?
Por isso, o Papanicolau, é considerado um exame de rastreamento de câncer do colo do útero, devido a possibilidade de descobrir lesões pré-neoplásicas, ou seja, lesões que antecedem o câncer, que quando devidamente tratadas impedem a evolução para o câncer.