Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor. Ao colocar um cubo de gelo no copo de suco, após algum tempo é possível observar que lentamente o gelo se derreteu e se mistura ao suco, ou seja, aconteceu uma fusão.
Um exemplo desse processo é a formação de gotas d'água na parte interna da tampa da panela ao cozinhar alimentos ou ferver água. A fusão é um dos estados físicos da água em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão da água é de 0ºC.
Fusão é o processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Um sólido é chamado cristalino quando se funde bruscamente a uma temperatura determinada, que se mantém constante (se a pressão permanecer constante), até que a mudança de fase se complete.
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. ... No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.
Mudança de Estado Físico
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
Fusão é o efeito ou ato de fundir. ... Para que haja a transformação de uma substância no estado sólido para o líquido, a partir da ação do calor, esta precisa atingir o seu ponto de fusão, ou seja, a temperatura ideal que permite a mudança entre os estados físicos.
O fenômeno da fusão ocorre quando uma substância recebe calor de uma fonte. Uma substância é dita cristalina quando se funde bruscamente a uma determinada temperatura, enquanto a não cristalina vai amolecendo gradativamente durante a fusão, tornando-se pastosa e, depois, liquefazendo-se completamente.