Após uma sessão de acupuntura, pode haver o surgimento de pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que se resolvem espontaneamente em poucas horas a dias. Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos.
Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia. Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia.
Quais os efeitos colaterais da acupuntura? "Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente.
Entre as complicações mais comuns, está a Equimose(´´roxo``), que seria uma infiltração de sangue tecidual causado pela ruptura de vasos pela transfixação da agulha no momento da injeção. Uma forma de minimizar o aparecimento de equimoses seria comprimir área aplicada por alguns minutos.
Após a sessão de Acupuntura: – Não tenha contato prolongado com água nas próximas duas horas (evite banho, hidroginástica, sauna, piscina, duchas, escalda-pés, etc neste período). A água possui eletrólitos (cloro e flúor, por exemplo) que podem interferir com o tratamento realizado.
Sim, esta dor acontece pois o ponto deve estar em desequilíbrio tipo um sinal, um ponto gatilho de possível tratamento de seu desequilíbrio. Com decorrer das sessões possivelmente a dor ou a sensibilidade vai diminuindo até cessar. Sim é normal acontecer quando pegamos algum ponto que precisa ser trabalhado.
B – O que não se deve fazer imediatamente após a acupuntura: irritar-se; fazer trabalhos pesados; comer excessivamente; permanecer faminto ou com sede.
Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados.
A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.