A coceira no ouvido também pode ser causada por infecções provocada por fungos, dermatite crônica, excesso de cera e ainda alergias. Em caso de coceira intensa no ouvido, consulte o/a médico/a de família, clínico/a geral ou otorrinolaringologista para que a causa da coceira seja devidamente diagnosticada e tratada.
3 dicas que podem aliviar o incômodo:
O canal auditivo não tem mais do que 4 centímetros. Para conhecê-lo melhor e ver aonde ele nos leva, o Bem Estar resolveu ampliar o ouvido em 600 vezes. Assim, você pode entender cada uma das partes e como elas funcionam.
Causas - Além da perda de audição, doenças neurológicas, acúmulo de cera no ouvido, depressão e dieta inadequada estão entre as causas do problema. No caso dos fatores fisiológicos, a sensação é desencadeada por falhas na vascularização do ouvido.
O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem coceira na garganta é a medida mais eficaz. No entanto, caso isso não seja possível, pode-se recorrer a pastilhas calmantes que tenham mel, limão ou gengibre na sua composição, ou fazer gargarejos com soluções à base de água e sal.
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos.
As pequenas perfurações do tímpano geralmente voltam ao normal em algumas semanas, mas pode demorar até 2 meses para que a membrana consiga se regenerar completamente.