A primeira coisa a fazer é levar ao veterinário. Há diversas doenças que podem aumentar o comportamento de lambedura. "Alergias são os principais causadores de lambedura. Pode ser por picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), atópica (ambiental) e até alimentar.
Especialistas dizem que este ato é sinal de grande amor e respeito. Afinal, a lambida é uma parte importante da socialização dos bichanos. Isso porque a mãe lambe seus filhotes, e esse hábito frequentemente passa pelos irmãos e outros familiares, que continuam lambendo aqueles que amam.
Semanalmente é o ideal, especialmente se ele for de cor clara, mas caso não seja possível, quinzenalmente é uma boa assiduidade. Higienizar as patinhas deles ao chegarem da rua, já que o gato se lambe e a saúde dele precisa ser conservada, evitando doenças como infecções, é fundamental.
Gato lambe o dono como forma de demonstrar carinho e afeto Engana-se quem pensa que o gato não tem sentimentos. Muito pelo contrário, esses animais sentem, e muito! ... Então, se o gato lambe o dono, isso quer dizer que ele realmente te ama e se sente bem perto de você!
Dermatite Psicogênica, popularmente conhecida como Dermatite por Lambedura, é um problema de pele bastante comum nos gatos, geralmente causado por estresse, que leva o animal a se lamber excessivamente, ao ponto de arrancar os pelos e se ferir.
Separamos 5 dicas de como acalmar gato estressado ou nervoso.
"Os gatos que vivem dentro de apartamentos podem tomar banho a cada 4 ou 6 meses, por exemplo. Mas se ele tem mais pelos, pode tomar com mais frequência, uma vez por mês.
Se o teu gato te lambe e depois morde-te com força e observas que o seu pelo se encrespa, é sinal que não está cómodo ou que está a comportar-se de forma agressiva. Deves ter paciência caso isto aconteça nos primeiros meses na tua casa e ensinar-lhe a não agir desse modo.