Ouça em voz altaPausarAproximadamente 5 a 7 dias depois da fertilização do óvulo, ele se prende à parede do útero. Este processo é chamado implantação. O ovo fertilizado então começa a crescer no útero, dobrando de tamanho todos os dias. Durante esta fase de desenvolvimento o bebê é chamado embrião.
Ouça em voz altaPausarO óvulo fertilizado (zigoto) começa a se desenvolver e forma uma esfera oca de células chamada de blastocisto. O blastocisto se implanta na parede do útero. A bolsa amniótica começa a se formar. A área que se tornará o cérebro e a medula espinhal (tubo neural) começa a se desenvolver.
Ouça em voz altaPausarSua cabeça está mais ereta e o pescoço mais desenvolvido. Durante o ultrassom, você poderá ver como o bebê se move, mesmo que não consiga senti-lo ainda. No mês seguinte, os braços e pernas são mais longos e podem se dobrar nos cotovelos e joelhos. Até o fim da 12ª semana, dentes e unhas também terão se desenvolvido.
Ouça em voz altaPausarA vida começa na 3ª semana de gravidez, quando é estabelecida a individualidade humana. Isso porque até 12 dias após a fecundação o embrião ainda é capaz de se dividir e dar origem a duas ou mais pessoas.
Ouça em voz altaPausarÉ a partir desse momento que o bebê passará a crescer 1 milímetro por dia. Por isso, foco na sua alimentação e na quantidade de água ingerida. Em tese, seu bebê ainda é um embrião, porque tem os resquícios de uma pequena cauda que vai desaparecer nas próximas semanas. Mas é a única coisa que vai diminuir.
Ouça em voz altaPausarPara se ter ideia de sua importância, o coração é o primeiro órgão que irá se desenvolver durante a gestação. Isso porque o sistema cardiovascular é essencial para oferecer nutrientes e oxigênio para o embrião em desenvolvimento e para eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos.
Ouça em voz altaPausarA altura uterina começa a ser medida por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas pois é nessa idade gestacional que o útero começa a se destacar do osso pélvico chegando a altura do umbigo.