A hipertermia é uma condição médica associada a perda da capacidade de controlar a temperatura corporal, resultando em um aumento descontrolado da temperatura do organismo, sendo o oposto da hipotermia. É esperado que um adulto saudável tenha uma temperatura corporal média em torno de 37ºC.
Outros fatores que podem elevar a temperatura do corpo são medicamentos como os antibióticos, narcóticos, barbitúricos, anti-histamínicos e outros. Também os traumas, um ataque cardíaco, o acidente vascular cerebral , a insolação ou as queimaduras podem ter o mesmo efeito.
As ondas de calor são muito comuns durante a entrada na menopausa, no entanto, existem outros casos em que isso pode acontecer, como na andropausa, durante alguns tratamentos ou em doenças como no hipertireoidismo ou hipogonadismo, por exemplo. Em alguns casos, pode também surgir na gravidez.
Quando o suor evapora do nosso corpo ele leva consigo um pouco do calor, o que ajuda a gente a esfriar. Além disso, o sangue passa a circular mais fortemente pela pele, o que facilita a perda de calor por ela.
E normal a pessoa se sentir sempre quente como se estivesse com febre que fazer? Sim pode acontecer, por variações normais da temperatura corporal durante o dia. Sempre que tiver estas sensações, confirme sua temperatura com termômetro e caso ela esteja abaixo de 38 não se medique.
Mesmo em condições normais, a temperatura do corpo humano varia um pouco no decorrer do dia. Geralmente, ela baixa até cerca de graus de 35,5 graus centígrados durante a madrugada e aumenta para pouco mais de 37 graus no fim da tarde.
A temperatura sobe no verão e com ela aparecem diversos problemas ocasionados, em geral, por conta da pressão arterial, seja ela alta ou baixa. Quando sintomas como tonturas, mal-estar e até desmaios surgem é preciso procurar um cardiologista para encontrar as causas.