A presença de catarro amarelo pode estar associada a uma sinusite bacteriana, que acontece devido à inflamação dos seios nasais causada por bactérias. Nestes casos, além do catarro, é normal que apareçam outros sintomas como coriza frequente, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar devido ao nariz entupido.
A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante. Uma colher de sopa do composto tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura.
Estas mudanças podem ocorrer em função da presença de microrganismos e infecções no organismo. O muco com tons esverdeados ou amarelados é comum em casos de gripe e resfriado, enquanto as cores marrom e vermelha costumam ser resultado da mistura do catarro com sangue.
Catarro branco ou cinza Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, mas também pode surgir durante uma gripe ou sinusite, quando os seios nasais ficam muito cheios e começam a drenar para a garganta.
Catarro marrom A cor marrom, geralmente, é indício da presença de sangue velho no muco. Ademais, esta cor surge depois que o catarro apresentou uma coloração vermelha ou rosa. Esta cor aparece nos casos de: bronquite bacteriana, pneumonia bacteriana, fibrose cística, pneumoconiose e abscesso pulmonar.
Sim, mas não sozinha, normalmente associada a outro sintoma. Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos, sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Transparente – se a ranheta tiver uma cor neutra (mais para o transparente) é sinal de que está bem de saúde, hidratado e com os devidos níveis de proteínas e anticorpos. Branco – quando o muco é branco é sinal de que está congestionado, com alguma infeção nasal ou até mesmo a ficar com gripe.
Diferentemente das gripes e resfriados, o muco nasal da rinite alérgica se apresenta claro e pouco espesso. Além disso, nesse tipo de alergia, não há a manifestação de febre nem de dores musculares.