Pode iniciar as aulas de natação para bebês a partir do momento que o bebê esteja vacinado com as duas primeiras vacinas obrigatórias, ou seja por volta dos 4 meses.
[...], a natação, além do incremento da capacidade equilibratória estática e dinâmica, como também do enriquecimento da imagem corporal, durante as primeiras etapas do desenvolvimento infantil possibilita ainda diversas associações importantes ao posterior desenvolvimento da habilidade sensório-motora, favorecendo como ...
Para aprender fundamentos básicos, como flutuação, respiração e ambientação no meio aquático, imagino que com o acompanhamento correto e uma frequência de pelo menos duas aulas semanais uma pessoa consegue atingir essa meta em cerca de 6 a 12 meses.
Outro ponto positivo é que treinar a respiração te ajuda a conquistar a segurança necessária para fazer mergulhos sem medo. Assim, aprender a nadar sozinho deixa de ser um desafio e passa a ser, também, uma diversão. Por causa disso, é importantíssimo celebrar cada nova conquista.
A prática da natação estimula a coordenação motora e o foco, familiariza a criança com a água, e na escola tem um impacto perceptível, já que a criança passa a prestar mais atenção na aula e desenvolve melhor suas habilidades.
Portanto, a recomendação é que somente a partir dos 6 meses a criança pode tomar banho de piscina e/ou fazer natação. Isso se deve ao fato da criança já ter tomado parte das vacina e estar melhor desenvolvida. Bebês banho na piscina, piscina permalink.
As fases que se deve dominar antes de iniciar a aprendizagem dos nados são: os primeiros contatos com a água, a respiração, a flutuação, a propulsão e a entrada na água. Após a aprendizagem destas fases é que serão introduzidos os nados propriamente ditos.
O equilíbrio, a respiração e a propulsão são as componentes básicas inerentes ao acto de nadar e cujo domínio é necessário para garantir um comportamento ajustado na água.