O excesso de saliva ou baba é normal em bebês, e isso ocorre porque eles ainda não sabem como engolir. A partir dos dois meses de idade, a criança começa a babar excessivamente. Da mesma forma, ela também faz isso quando começa o processo de dentição.
Por exemplo, você pode usar "feche os lábios" quando vir seu pequeno com a boca aberta, ou "pegue a saliva" quando ela tiver se acumulado nos lábios, mas ainda houver tempo para engoli-la. Eu também uso "lamba os lábios" para algumas crianças, porque é uma instrução mais fácil.
A salivação nessa idade é normal e começa em decorrência dos movimentos dos dentes que estão para nascer. É por isso que, antigamente, os "babadores" faziam parte do enxoval. A gengiva coça, muitas vezes eles colocam os dedos na boca para diminuir o incômodo e aumenta a salivação.
Babar faz parte do desenvolvimento do bebê e não deve ser sinal de preocupação na maioria dos casos. A partir dos três ou quatro meses de idade, a baba fica mais frequente e intensa, como um dos sinais dos primeiros dentinhos. A baba é definida como a saliva que flui acidentalmente para fora da boca.
Porém, esse excesso de "baba" é natural até certa idade, que é em torno dos 18 meses a dois anos. Até lá, os bebês já têm o sistema neuromuscular e orofuncional apurados e conseguem engolir a saliva produzida.
"Porém, quando dormimos nossos músculos relaxam ea boca tende a ficar aberta, facilitando,em uma posição lateral de sono, o ato de babar. Esse ato é involuntário, pois não há como controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo", diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein.
1 a 3 meses: Entre um e três meses de vida, o bebê não baba muito. Quando ele está mais deitadinho, babar é algo raro. Já quando o pequeno está mais em pezinho, sentado ou mais em pé no colo, ele pode babar um pouco. Caso seu bebê babe bastante quando está mais deitadinho ou em pé, converse com o pediatra.
Do nascimento até um mês de vida O bebê só percebe figuras com alto contraste, os movimentos oculares são imaturos e no início eles não conseguem acompanhar objetos em movimento.
Geralmente, a saliva espumosa é resultado da boca seca. A boca seca pode ser uma resposta a diferentes condições como: Desidratação. Estresse.