1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação.
Na alimentação do bebê com 6 meses que está com peso abaixo do normal pode-se fazer refeições mais nutritivas adicionando no cardápio mingau de aveia, arroz, fubá ou maisena, milho ou de fruta crua ou cozida, como pera, batidas no liquidificador, por exemplo.
Para evitar o ganho de peso excessivo na gravidez, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos simples, como farinha branca, doces, sobremesas, leite integral, biscoitos recheados, carnes vermelhas e processadas, como linguiça, bacon, salsicha e salame.
Grávidas de meninos tendem a ganhar mais peso Outro ponto importante é ter uma dieta saudável e balanceada durante a gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde e com o intuito de evitar problemas, como a diabetes gestacional.
A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.
Durante esse mês, o bebê aumenta cerca de 250 g por semana. O bebê geralmente desce, colocando a cabeça para baixo e descansando na parte baixa do abdômen da mãe. No final do nono mês, o bebê mede cerca 50 cm e pesa 3200 g.
Os mais comuns são a ciproeptadina e a buclizina – listado em meio a vitaminas e outros nutrientes. Em algumas embalagens, essas substâncias recebem destaque e vêm associadas a promessas do gênero "um comprovado estimulante de apetite" ou "aumento de peso em uma semana".
Isso pode ser devido a ineficiência da sucção do bebê, por língua presa, ou disfunção motoral oral, baixa transferência de leite, estresse materno ou depressão perinatal, mãe com alguma cirurgia na mama que reduza a quantidade de glandula mamária, um processo infeccioso na mama, como a mastite.
Gestantes com IMC entre 35 e 40 são as que mais podem se beneficiar do emagrecimento, mas a dieta só deve ser feita sob orientação médica. Gestantes obesas podem perder peso de maneira segura durante a gravidez, desde que acompanhadas por especialistas.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.