Após a terceira fase, a pressão ventricular e atrial se igualam, não havendo portanto gradiente de pressão e consequentemente não há também enchimento passivo. Então, na quarta fase do ciclo cardíaco, os átrios entram em sístole, para ejetar os 30% restantes para o ventrículo. Essa fase é chamada de SÍSTOLE ATRIAL.
Antes da contração dos átrios parte do sangue passa para os ventrículos. Assim a contração atrial se processa para um enchimento adicional ventricular. Quando o ventrículo está se contraindo, os átrios estão se enchendo de sangue, pois as válvulas átrio ventriculares (A-V) ainda estão fechadas.
O nervo vago é cardiomoderador e, com a liberação de acetilcolina, promove a diminuição dos batimentos cardíacos; enquanto o nervo cardíaco é cardioacelerador e provoca a aceleração dos batimentos com a liberação de adrenalina.
A pressão cai a níveis inferiores a 5 mm Hg, sendo que ao final da fase, a pressão tem uma discreta elevação devido ao sangue proveniente da contração atrial. Este período se divide nas seguintes fases: Relaxamento Ventricular Isovolumétrico. Enchimento Ventricular Rápido.
O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares.
O ciclo cardíaco abrange o período de diástole (relaxamento), no qual o coração se enche de sangue, e o período de sístole que é de contração, onde o sangue é ejetado.
Os átrios são considerados bombas de escorva (primer pump) e se contraem fracamente ao final da sístole, visto que o sangue apenas ''escorre'' para os ventrículos. Os ventrículos, por sua vez, fornecem a força de bombeamento principal que propele o sangue através: Da circulação sistêmica → ventrículo direito.
A cada contração do músculo, duas delas se abrem, permitindo que o sangue seja empurrado ou para o pulmão, ou para o corpo. No mesmo momento, as outras duas se fecham evitando o fluxo na direção errada. Quando as duas válvulas principais se fecham numa rápida sucessão, gera-se o som duplo da batida do coração.
O músculo do coração, que envolve todas essas cavidades, é chamado de miocárdio e a inflamação deste músculo é chamada de miocardite.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina.