A renúncia ao mandato do advogado é ato unilateral que se consuma com a sua comunicação ao cliente. ... Ato unilateral de vontade do advogado, a renúncia não se submete a vênia judicial. A notícia dada ao juízo presta-se a que cessem as intimações dirigidas ao renunciante uma vez vencido o prazo de dez dias.
Decidindo pela renúncia, o advogado notifica o cliente e o juízo; O advogado deve permanecer na causa por 10 dias a partir da notificação ao cliente; O advogado pode deixar a causa antes dos 10 dias se o cliente encontrar um substituto antes deste prazo; A renúncia nunca deve ser justificada!
Como é feito? A procuração pode ser revogada a qualquer tempo. Se a relação de confiança entre as partes deixou de existir, o interessado deve providenciar imediatamente a revogação da procuração ou a renúncia dos poderes para que a mesma deixe de produzir efeitos. Não basta simplesmente rasgar o documento.
A renúncia ao patrocínio implica omissão do motivo e a continuidade da responsabilidade profissional do advogado ou escritório de advocacia, durante o prazo estabelecido em lei; não exclui, todavia, a responsabilidade pelos danos causados dolosa ou culposamente aos clientes ou a terceiros.
A renúncia ao patrocínio deve ser feita sem menção do motivo que a determinou, fazendo cessar a responsabilidade profissional pelo acompanhamento da causa, uma vez decorrido o prazo previsto em lei (EAOAB, art. 5º, parágrafo 3º).
§ 1º A renúncia ao mandato não exclui responsabilidade por danos eventualmente causados ao cliente ou a terceiros. § 2º O advogado não será responsabilizado por omissão do cliente quanto a documento ou informação que lhe devesse fornecer para a prática oportuna de ato processual do seu interesse".
CARTA DE RENÚNCIA DE MANDATO Venho através do presente comunicar minha renúncia ao mandato que me foi outorgado em (data da procuração), para o fim de representá-lo(a) junto à (especifique a ação), Processo nº (informar), em trâmite na (vara e comarca).
45 do Código de Processo Civil, o advogado poderá, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto. "Durante os 10 dias seguintes, o advogado continuará a representar o mandante, desde que necessário para lhe evitar prejuízo", afirma.