Olhando para gráficos do início dos anos 2000, vê-se que o Brasil tinha 600 mil casos de malária por volta de 20, com 21 mil hospitalizações e mais de 200 mortes por malária no país. Com o passar dos anos, chegou-se a 2015 com menos de 300 hospitalizações.
Que ano surgiu a malária?
Alphonse Laveran, um médico militar francês, descobriu o parasita do protozoário em 1880, enquanto trabalhando em Argélia.
Como é feito o diagnóstico e controle da malária?
Diagnóstico. O diagnóstico da malária é feito rapidamente por meio do teste da tira reagente ou por meio da observação do parasita em microscópio em uma amostra de sangue.
Como dar início ao tratamento da malária?
Após o paciente receber a confirmação da malária é necessário dar início a um tratamento em regime ambulatorial. Os comprimidos necessários para o tratamento estão disponibilizados gratuitamente em unidades do Sistema único de Saúde (SUS), em casos graves o paciente deve ser hospitalizado.
Por que a malária é causada?
A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, ... dando início a um ciclo que dura, ...
Quais os países de risco da malária?
Os principais países de risco situam-se no continente africano, no Médio Oriente e na Ásia. Os sintomas da malária começam a desenvolver-se geralmente 7 dias após o início da infecção e assemelham-se aos sintomas da gripe, como dores de cabeça, dores musculares, tosse, arrepios, suores e cansaço.
Como o Ministério da Saúde orienta o tratamento da malária?
O Ministério da Saúde, por meio de uma política nacional de tratamento da malária, orienta a terapêutica e disponibiliza gratuitamente os medicamentos antimaláricos utilizados em todo o território nacional, em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).