O dente que recebe tratamento de canal não deve ser considerado um dente morto, pois embora não contenha mais a estrutura vital (polpa) no seu interior, o dente é envolvido em toda a sua raiz por um elemento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse dente continue a executar suas funções normais sem nenhum ...
Dente escuro e dolorido podem ser indicadores Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. "Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente", explica Claudio.
"Porém, a principal causa desta morte é a contaminação do interior do dente pela cárie, que quando atinge o canal (o nervo que dá ao dente sua vida) cria um colapso interno e induz a morte deste tecido por agressões que acontecem continuadamente a partir deste momento", diz o especialista.
O desgaste acontece na superfície dos dentes superiores e inferiores que se tocam durante a mastigação, com prejuízos para o esmalte e dentina. Uma vez que esse tipo de desgaste acontece lentamente, é mais comum em pessoas idosas.
Depois do tratamento, o paciente também irá notar uma menor resistência do dente. "Quanto maior o desgaste interno de sua substância dura e sua mudança de geometria, menor será a resistência, sendo este elemento por definição um dente mais frágil que um dente saudável", completa.
Não é normal, mas pode ocorrer. Pode ser que houve uma recontaminação do canal por algum motivo (infiltração na restauração), ou pode ser por fratura. É necessário um exame clínico e radiográfico para melhor diagnóstico e descartar possibilidades.
Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal. "Pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre", acrescenta a especialista.
O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.