Para diagnosticar a microcefalia após o nascimento, o médico deve medir a distância em torno da cabeça do recém-nascido, também chamada de perímetro cefálico. Essa medida é, então, comparada ao padrão da população, de acordo com o sexo e idade.
O primeiro sintoma de gravidez é a ausência da menstruação, chamada de amenorreia. Outros sintomas comuns são dores na mama, náuseas, enjoos, cansaço, sonolência, alteração do apetite e aumento da frequência urinária.
A macrocefalia anômala pode ser causada por um aumento no cérebro (megaloencefalia), água no cérebro (hidrocefalia), crescimento excessivo dos ossos do crânio (hiperostose craniana) ou outros problemas de saúde.
Contudo, uma causa definida não pôde ser estabelecida. Nos 58 casos confirmados de microcefalia (prevalência = 3,8/10.000 nascidos vivos), as infecções congênitas foram o principal fator causal identificado (n = 29; 50,0%): sífilis (n = 13; 22,4%), toxoplasmose (n = 7; 12,1%), CMV (n = 6; 10,3%) e ZIKV (n = 3; 5,2%).
A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). Portanto, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.
O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança.
Existem dois tipos característicos de macrocefalia: em um deles, o cérebro apresenta circunvoluções largas, com número normal de gânglios basais, porém estes são pequenos; em um segundo tipo, o cérebro apresenta um número duplo de circunvoluções , corpo caloso pequeno, córtex cerebral mais espesso e substância branca ...
Além do zika vírus, outras doenças contraídas pela mãe durante o período de gestação como a toxoplasmose e rubéola também acarretam malformações no perímetro cefálico. Toda mãe sabe que ter um recém-nascido no braço é ter uma lista infindável de preocupações.