A operação de um reservatório de acumulação, que recebe vazões muito variáveis no tempo, quando se deseja retirar uma vazão constante, ou não muito variável, é, de fato, uma regularização de vazões.
A vazão regularizada corresponde à vazão constante que pode ser liberada por uma barragem, sendo atrelada a uma garantia de fornecimento.
A resolução do CONAMA 357/2005 estabelece os critérios de classificação dos rios para enquadramento para uma vazão de referencia. ... Por exemplo, ao utilizar-se a Q95 (indica que as vazões são maiores ou iguais a ela durante 95% do tempo) para a vazão de referência, a classe do rio é atendida pelo menos 95% do tempo.
Barragem de regularização de vazão é uma estrutura construída em um curso d'água transversalmente à direção de escoamento de suas águas, alterando as suas condições de escoamento natural, objetivando a formação de um reservatório a montante, tendo como principal finalidade a regularização das vazões liberadas à jusante ...
Basicamente as condições a serem analisadas são: quantidade de água; qualidade da água; garantia de funcionamento; economia das instalações; e localização.
Castro e Barros (1995) apontam alguns fatores a serem considerados na escolha de um local de extração de água: Condições de fácil entrada em qualquer época do ano; Qualidade da água do manancial; Distância da captação à estação de tratamento de água; Facilidade de operação e manutenção ao longo do tempo; ...
Regularização: procedimentos administrativos realizados para a regularização da obra, reparo e serviço em execução, em razão de perda de prazos para solicitação de prorrogação.
A vazão específica média é uma variável hidrológica que pode ser utilizada nos estudos de regionalização ou zoneamento hidrológicos. Ela é determinada pela razão entre a vazão média em uma dada seção de medição e a respectiva área de drenagem (TUCCI, 2002. Regionalização de vazões.
A vazão Q90% foi estimada a partir da curva de perma- nência ou de duração de vazões, que relaciona a vazão e a porcentagem do tempo em que ela é superada ou igualada ao longo do período histórico utilizado para sua constru- ção.
Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo.