A artroplastia total do joelho é um tratamento eficaz que é indicado para casos avançados de osteoartrose, ou algum tipo de doença reumática. Ela é uma cirurgia ortopédica feita para aliviar a dor, melhorar a função e corrigir instabilidades do joelho.
Mas o tempo de recuperação total compreende um período entre 6 a 12 meses após a cirurgia.
A artroplastia da articulação é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, corrigir deformidades no membro e ajudar a retornar às atividades normais. A artroplastia de joelho foi realizada pela primeira vez em 1968.
A cirurgia de prótese de joelho é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação alinhada, sem dores e funcionante.
A principal indicação da realização desse tipo de cirurgia (Prótese de Joelho) é a osteoartrose (desgaste) da articulação do joelho. Essa doença cursa com dor e incapacidade funcional (dificuldade de movimentar). A cirurgia proposta tem como objetivo principal melhorar o sintoma de dor na articulação.
A durabilidade média de uma artroplastia total do joelho é de 15 a 20 anos e as taxas de complicações são muito baixas, em torno de 1% a 2%.
Não é recomendado dormir com o imobilizador de joelho. Sua utilização deve ser sempre orientada por um especialista.
As principais patologias em que a prótese do joelho é indicada são a artrite reumatoide, espondiloartropatias soronegativas, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrites associadas com doença intestinal crónica (doença de Crohn, colite ilcerativa), artroplastia pós-osteotomia, artrose pós-traumática e ...
O paciente número 200 é um homem de 42 anos, que realizou em seu joelho uma reconstrução do ligamento cruzado anterior. O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.