A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c., os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.
No final do século XVIII, durante a Revolução Francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
Os primeiros relatos a respeito dos Alquimistas datam de 300 a.C. em Alexandria e se estendem até 1500 d.C. As pessoas adeptas a essa crença utilizavam e uniam o conhecimento em diversas áreas (Ciências, religião, medicina, astrologia e medicina) para encontrar a Pedra Filosofal ou elixir da longa vida que teria o ...
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
A CRIAÇÃO DOS CURSOS DE QUÍMICA Os primeiros cursos de química surgem no Brasil no início da década de 1910. O primeiro curso foi de química industrial, no nível técnico, no Makenzie College que, quatro anos depois, em 1915, se tornou curso de nível superior.
Entre as principais contribuições de Lavoisier para a Química Moderna estão a criação da Lei de Conservação das Massas, a refutação da teoria do flogístico e o lançamento do primeiro livro de Química Moderna, o "Tratado elementar da Química".
É a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. ... O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental.