De maneira geral, compra-se uma PUT quando existe a expectativa que o ativo possa sofrer depreciação no período. Como o valor de venda fica garantido pela opção de venda, o investidor tem uma porta de saída para se livrar sem prejuízo do ativo e, assim, pode ficar mais tranquilo.
O que é put? Chamamos de put o derivativo que dá ao proprietário a opção de vender suas ações pelo preço estipulado durante a compra da opção, ainda que os títulos venham a se desvalorizar. Aqui, também não existe a obrigação de fazer valer o contrato, apenas a possibilidade (e o direito a exercê-la).
O titular é aquele investidor que comprou a put no mercado, adquirindo um direito de vender um ativo do qual está negociando. Atente-se que esse direito não sai de graça, e o titular desse contrato precisará pagar ao lançador da opção, um prêmio para poder ter esse direito.
O investidor que vende uma Put se obriga a comprar o ativo objeto pelo preço predeterminado se, no vencimento, o ativo se encontrar em preço inferior ao do exercício (Ponto A).
Financiamento ou Venda Coberta Essa estratégia funciona assim: você tem uma carteira de ações e vende as opções de compra na mesma quantidade com o fim de rentabilizar o seu portfólio. ... No mesmo dia, você lança as ações em um contrato de opção de compra, com strike em R$ 12 e um prêmio de R$ 0,50 por ação.
A venda coberta é uma estratégia de "financiamento" da carteira de ações. ... Dessa forma, o lançador das opções espera que o preço das ações subjacentes não atinjam o strike, embolsando assim o prêmio recebido pelo detentor das opções.
Uma opção de venda (put) confere ao seu titular o direito de vender um determinado ativo (ativo-objeto) pelo preço estabelecido no contrato da opção, durante determinado período de tempo ou em uma data pré-determinada.
Vocês já ouviram falar de compra a seco de opções? É um tipo de operação muito utilizada pelos especuladores, em que não é necessário possuir o ativo-objeto (no nosso caso as ações) para comprar as opções de call e put. ... Após a venda da opção, sua posição fica zerada, não havendo mais qualquer obrigação ou direito.
Isso porque quando vendemos uma put, necessariamente precisamos escolher o strike em que nos sujeitamos a, eventualmente, comprar as ações (escolha do preço). Ao assumir essa eventual obrigação, ganhamos o prêmio pela venda da opção.
É bem simples de se fazer. Você deve realizar duas compras de opções: uma de venda e outra de compra sobre o mesmo ativo, pelo mesmo prêmio, strike e prazo de vencimento. O lucro se dá pela diferença das cotações das opções. Quanto mais elas variarem, maior será o ganho obtido pela operação.