Nesse último caso, o pronome é aquele (aquela, aquilo). Vejamos: 1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; e 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. a) Este,esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, são usados no presente.
Em relação ao lugar (espaço)
Enquanto "este" é um pronome catafórico, "esse" é um pronome anafórico. Ou seja, o primeiro introduz algo no texto e o segundo retoma algo já dito no texto.
"Este" deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto "esse" deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Esta é usado no tempo presente em relação à pessoa que fala. Essa é usado no tempo passado ou futuro em relação à pessoa que fala. Diferenciação no discurso: Esta é usado para referir o que vai ser mencionado no discurso.
Nessa e nesta são pronomes demonstrativos. Situam alguém ou algo no espaço, no tempo e no discurso. Distinguem-se um do outro apenas por uma questão referencial. Nessa é a forma feminina do pronome demonstrativo nesse, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo esse.
Os pronomes demonstrativos "esse" ou "este" variam de acordo com o número ou gênero. Ou seja: esses, esses, essa, essas, este, estes, esta, estas. ... Esse – utilizamos para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados, ou seja é um pronome anafórico. Ex.: "Um dia eu encontrei um relógio.
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação. "Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada.