Embora sua origem não seja clara, o termo sexismo emergiu da "segunda onda" do feminismo dos anos 1960 até os anos 1980, tendo sido provavelmente modelado no termo racismo do movimento pelos direitos civis (preconceito ou discriminação com base em cor).
Tem sido ligado a estereótipos e papéis de gênero e pode incluir a crença de que um sexo ou gênero é intrinsecamente superior a outro. O sexismo extremo pode fomentar o assédio sexual, estupro e outras formas de violência sexual.
Nascimento (2014) apresenta a educação sexista como aquela que não apenas distingue homens e mulheres, mas que transformam essas diferenças em desigualdades, que são justificadas como algo estabelecidos biologicamente.
O machismo pode ser entendido também como a soma do sexismo e da misoginia. ... Sexismo Diferente do machismo, que tem como raiz uma palavra latina, sexismo está ligado ao preconceito de sexo/gênero e deriva da palavra sex. "Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa.
Os comportamentos sexistas são baseados na discriminação de gêneros. Eles são repetidos por homens e mulheres sem que essas pessoas percebam e contribuem para o reforço do sexismo na nossa sociedade. Esses comportamentos podem ser identificados como machismo, femismo ou, até mesmo, transfobia e LGBTQfobia.
Educação não-sexista: É uma educação que busca promover a igual- dade entre homens e mulheres. ausência do mesmo; elaboração cultural sobre os sexos masculino e feminino.