O colostro tem aspecto espesso e coloração amarela ou transparente (semelhante à água de coco). O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe.
Vitaminas e minerais no colostro O colostro também é rico em minerais como o magnésio, que ajuda no funcionamento do coração e reforça os ossos do bebê, o cobre e o zinco, que ajudam a desenvolver o sistema imunológico.
O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. Além disso, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, por isso, às vezes é visto erroneamente como se fosse um "leite fraco".
A consistência dele costuma ser espessa e pegajosa. Ele não se parece muito com o leite que será produzido posteriormente pela mãe. O colostro tem um sabor salgado, pois contém potássio e sódio em sua composição.
A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
É absolutamente normal vazar líquido dos seios durante a gravidez. O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê.
Para aumentar, paulatinamente, o volume do colostro, é só amamentar com frequência, em livre demanda, sempre que o bebê solicitar, pois após alguns dias é o estímulo mamário do bebê (sucção) que promoverá a produção e liberação de leite materno.
Colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto, rica em nutrientes e anticorpos. Em virtude do tipo de placenta da vaca, que impede a transferência de anticorpos para o feto, as bezerras nascem praticamente desprovidas de defesa contra os agentes causadores de doenças.
O primeiro leite que os seus seios produzem depois do nascimento do seu bebé chama-se colostro. Este leite materno espesso e pegajoso é muitas vezes denominado "ouro líquido", não só devido à sua cor amarela ou alaranjada, mas também por ser tão importante para a alimentação e proteção do seu vulnerável recém-nascido.
No meio da mamada, devido ao aumento da quantidade de uma proteína chamada caseína, o leite adquire uma cor branco-opaca. Já mais para o final da mamada, sua cor é mais amarelada devido à maior quantidade de gordura.