A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). ... É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro. Esse é um procedimento normal, pois ao parar o carro o motor para de admitir ar fresco e se resfriar.
O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente.
Até onde sei, em condições normais, o 2º estágio só deve entrar em funcionamento quando a pressão do fluido refrigerante ative altos valores, pois assim baixará a temperatura do fluido e consequentemente a pressão do sistema.
Os motores foram projetados para trabalhar com temperatura de 90 graus. Nesse ponto, as peças dilatam e as folgas entre elas são as ideais (veja o vídeo acima).
É importante levar em consideração que em dias quentes é normal que a ventoinha seja mais acionada, chegando a funcionar cerca de até 10 minutos depois que o carro já está desligado.
Sim normal. Quando tem 2 liga a específica do A/C. Quando tem 1 liga na velocidade mais baixa. Tem que ligar pra fazer a troca de calor.
Defeitos no líquido de arrefecimento, como um sistema que não está funcionando apropriadamente, vazamentos, ferrugem, e muitos outros, podem prejudicar o funcionamento da ventoinha, acionando-a direto por conta de superaquecimento ou pelo mau funcionamento do sistema mesmo.
Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo. Durante todo o processo, se atente a qualquer barulho diferente, ruído ou falha na performance, pois pode ser um motivo para a ventoinha não estar desligando.
A ventoínha (eletroventilador) do radiador refrigera a água (aditivada) do sistema de arrefecimento do motor, enquanto a ventoínha do condensador faz a troca de calor do fluído refrigerante do sistema de ar condicionado.
Quando atinge uma temperatura mais elevada, a ventoinha é ativada e o resfriamento do motor inicia. Isso é importante, por exemplo, para o carro não sobreaquecer quando estiver parado no trânsito ou após ser desligado. Nesse caso, o normal é que ela permaneça ligada, em média, 10 minutos.