O ato de corar pode ser tanto uma característica de adaptação social quanto de má adaptação social. No geral, quando o ato é apenas associado com timidez e ansiedade, ele parece não oferecer benefício social algum e pode até passar uma imagem negativa sua para os outros em alguns casos.
Essa vermelhidão surge como consequência da exposição ao sol, excesso de calor, uso de alguns produtos dermatológicos, como ácidos, consumo de alimentos picantes, abuso de álcool e fatores psicológicos, como ansiedade e nervosismo.
Aplique algo frio. Antes de um evento em que não quer mesmo nada ficar corado, coloque um pano molhado em água fria no rosto durante dez minutos.
É muito comum, em uma situação de constrangimento, uma pessoa ficar envergonhada e sentir o rosto esquentar e ficar vermelho, especialmente na região das bochechas. A ruborização, como é chamada essa vermelhidão por constrangimento, é comandada pelo sistema nervoso simpático.
A revista Prevention listou algumas coisas que pode fazer para evitar ficar corado.
Sentimento penoso que resulta desse ato, por se ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra: corar de vergonha. Ato indecoroso que provoca indignação: a corrupção é uma vergonha!