4. Pouca menstruação. A pouca menstruação, conhecida por hipomenorreia, é normal na mulher que toma anticoncepcional e também pode acontecer por um processo de envelhecimento natural da mulher e ser indicativo da pré-menopausa, não indicando nenhum problema ginecológico.
Se durar mais de 8 oito dias é um sinal de alerta. Praticamente nenhuma mulher gosta de menstruar por muitos dias, mas nem todas sabem quando desconfiar de uma menstruação que dura muito tempo.
A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias.
Atividade física, implante e injeção hormonal estão entre as outras opções. Todas devem ser escolhidas sempre com o auxílio de um especialista.
Pouca Menstruação é Sinal de Gravidez? Nem sempre, aliás, na grande maioria das vezes, a pouca menstruação, ainda que com fluxo muito reduzido, é mesmo menstruação e não gravidez. Por razões citadas acima, a mulher pode ter uma alteração do fluxo e consequentemente vir a pensar em gravidez.
Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido.
As alterações que levam a um aumento do fluxo são o mioma (formação no músculo do útero), o pólipo (pedaço do endométrio que cresce para dentro do útero), a adenomiose (endométrio que descama invadindo o musculo) e a endometriose (formação de endométrio fora do útero).
Para verificar a diferença entre sangramento vaginal e menstruação você deve observar o dia que o corre o sangramento, duração e o aspecto do fluxo. Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual.
Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.
Segundo a doutora Fernanda, a redução da menstruação pode ser considerada normal em algumas etapas da vida da mulher. "O fluxo menstrual diminuído pode ser tanto fisiológico, ou seja, natural da mulher ou da fase que ela está, como pode sugerir algumas alterações, principalmente, hormonais", explica.