Também chamado de edema, o inchaço das mãos é um sinal de acúmulo de líquido ou inflamação dos tecidos ou da articulação. É comum quando acontece uma fratura da mão, a pessoa está acima do peso e durante uma gestação. Mas existem outras causas que podem indicar condições mais sérias.
O que fazer: aplicar compressas de gelo nos dedos e na mão inchados para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo para a área e reduzir a dor e o inchaço. Além disso, deve-se consultar o ortopedista que pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia.
Explicando melhor: o sangue, depois de ser bombeado para os tecidos, deve voltar ao coração, mas como durante o exercício a freqüência cardíaca aumenta e os vasos se dilatam, a ação da gravidade dificulta o retorno do sangue, causando o inchaço.
O quadro clínico varia muito de intensidade e forma, podendo apresentar intolerância ao frio, cianose, dor, fenômeno de Raynaud, isquemia dos dedos da mão, sintomas de neuropatia ulnar ou massa em região hipotenar.
A alergia ao frio, cientificamente chamada de perniose ou urticária ao frio, é uma situação mais comum no outono e no inverno que acontece devido à diminuição da temperatura, o que pode levar ao aparecimento de placas vermelhas na pele, coceira, inchaço e dor nas extremidades, como dedos dos pés e das mãos.
"No caso da artrite nas mãos, as causas podem ser alguma predisposição genética, um trauma ou alguma sobrecarga no uso – algo que acontece muito com dentistas e calígrafos, por exemplo", diz o médico. Outro fator que pode causar a artrite nas mãos são as chamadas doenças autoimune, como artrite reumatoide e lúpus.
Segundo Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a notória e sedosa SBD, quando nos deitamos os líquidos extracelulares se distribuem por todo corpo, mais ou menos como se você fosse uma piscina. Isso causa o famoso inchaço, especialmente na região das pálpebras.