As flores, grandes e solitárias, oferecem um delicado aroma em muitas variedades e as suas cores vão desde o branco, ao amarelo, rosa e púrpura. Surgem na Primavera, antes do aparecimento das folhas no caso das espécies caducifólias e em pleno Verão no caso das perenes.
As magnólias na cor rosa possuem o significado de alegria, juventude e inocência sendo uma ótima opção de buquê de noiva em casamento tipo brunch, boho ou rústico. Já as de cores roxa indicam saúde, podendo ser usada como um importante símbolo de desejos de sorte.
Magnólia - Magnolia liliflora. Etimologia: o nome do gênero é em homenagem a Pierre Magnol, médico e professor de botânica em Montpellier. Origem: China e Japão. Características gerais: arbusto de ramos eretos, com 1,5 a 3,0 m de altura. Apresenta folhas grandes, elítico-ovaladas, coriáceas e decíduas.
A Magnolia ovata, espécie nativa do Brasil, é conhecida popularmente como magnólia-do-mato, magnólia-branca e pinha-do-brejo, entre outros nomes. Ela tem madeira de boa qualidade e flores brancas e aromáticas.
A magnólia é uma planta que gosta de sol e para cultivá-la é necessário ter um solo fértil com composto orgânico e que seja bem drenado. Para fazer a propagação é necessário usar a estaquia de ramos e deve ser feita na primavera. Ela poderá ser podada para dar a forma que você gostar mais.
As suas raízes são superficiais e delicadas, exigindo maior atenção à rega nos meses quentes. Deve-se manter o solo húmido sem encharcar. A poda de formação deve ser ligeira e realizada no fim da primavera para não prejudicar a floração do ano seguinte.
Atualmente, o fitoterápico MAGNÓLIA é utilizado no controle da ansiedade regulando os níveis do hormônio cortisol, que está associado à obesidade, diabetes, osteoporose e problemas de memória.
A Magnólia – Magnolia liliiflora é um arbusto, pertence à família Magnoliaceae, nativa da China e Japão, perene, de crescimento lento, decídua, de até 5 metros de altura. Folhas grandes, ovais, verdes clara, com até 20 cm de comprimento e 10 cm de largura.
Suas magnólias devem ser plantadas à meia-sombra mas também podem ser plantadas com influência de luz solar direta, desde que essa não seja muito intensa. Deve-se evitar os horários de pico. A maioria das espécies de magnólia desenvolve-se muito bem em solos neutros ou ligeiramente ácidos.