A bola é considerada fora de jogo quando ultrapassa uma das linhas laterais, ou de fundo, ou quando o jogo for interrompido pelo árbitro. A bola está em jogo em todo outro momento, inclusive quando ela voltar e rebater em uma das balizas do gol ou um dos mastros das bandeiras de canto.
As linhas laterais e de fundo limitam a área de jogo, isto é, indicam onde se pode jogar. A linha de meio de quadra ou linha central divide a quadra ao meio, de onde é iniciado o jogo.
Se a bola toca precisamente no ângulo formado pelas linhas lateral e final, o gesto deve ser efectuado pelo juiz de linha posicionado mais próximo desse ângulo. Quando a bola toca o chão completamente fora mas perto das linhas limites do terreno de jogo, ou toca numa vareta (excepção ver d)).
Já a linha de fundo serve para cobranças de escanteios, laterais e também para o gol em si, já que ela passa por dentro da trave. ... Para evitar o gol, um jogador da outra equipe, como um zagueiro ou goleiro, desvia a bola que sai pela linha de fundo.
Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. ... Usar os pés, por exemplo. Liberado desde 1995.
Linhas de demarcação: também denominada de "linhas da quadra de jogo", são formadas por 4 linhas (duas linhas laterais e duas linhas de fundo) responsáveis por demarcarem a quadra.
A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de 15 cm de comprimento, marcada diretamente a frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros); (ver fig.
A função dos juízes de linha é indicar, com a ajuda das bandeiras, quando uma bola tocou o chão dentro ou fora da quadra de jogo, auxiliando o trabalho do primeiro árbitro na checagem de irregularidades.