Altura Uterina Maior que o Ideal Pode acontecer por alguns motivos, entre eles um bebê maior do que o esperado, miomas uterinos, gravidez gemelar e até mesmo diabetes gestacional. A maioria dos casos de altura uterina maior é de uma gravidez com bebês altos e gordinhos, porém a maioria não traz maiores problemas.
Altura Uterina: Por que meu médico mede minha barriga toda consulta?Idade GestacionalMínimoMáximo2519,525,5262026,52720,526,5282127
A medida da altura uterina (AU) é técnica simples para avaliar o crescimento fetal durante as consultas do pré-natal e a utilização de uma curva padrão de crescimento da AU em função da idade gestacional é eficaz para diagnosticar restrição de crescimento intra-uterino1.
Existe alguma variação entre as gestantes, mas, na maioria dos casos, o valor correspondente à altura uterina coincide com a idade gestacional. Como você está grávida de aproximadamente 26 semanas, a previsão média é de 26 centímetros. Portanto, está adequada.
Nessa ocasião, levam-se em consideração as semanas de gravidez para considerar a altura uterina correta. Isso significa que, se a paciente está com 30 semanas de gravidez, a altura uterina ideal deve ser de 30 centímetros. Entretanto, existe uma tolerância de 3 centímetros para mais ou para menos.
O útero aumentado pode ser indicativo de doenças como miomas, pólipos, adenomiose e tumores. A endometriose pode não alterar o volume uterino. Uma avaliação médica é necessária para correlacionar o quadro clínico com exames complementares.
Você só conhecerá essa sensação entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, quando o útero já se projeta no abdômen, próximo à região do umbigo. Antes desse período, até a 12ª semana, o órgão fica na altura do osso púbico e impossibilita que a mãe perceba a movimentação da criança.
O crescimento da altura uterina foi, em média, 0,7 cm/semana. Os valores médios de altura uterina deste estudo mostraram-se estatisticamente diferentes, quando comparados a outras curvas de altura uterina.
O tamanho normal do útero durante a idade fértil pode variar entre 6,5 a 10 centímetros de altura por cerca de 6 centímetros de largura e 2 a 3 centímetros de espessura, apresentando uma forma semelhante a uma pera invertida, o que pode ser avaliado através de uma ultrassonografia.
O volume do útero é medido através de exames de imagem solicitados pelo ginecologista, em que é considerado normal o volume entre 50 e 90 cm3 para mulheres adultas.