Os educadores relatam que os pontos positivos da utilização de elementos tecnológicos na sala de aula são: auxílio ao professor no manuseio de conteúdos, torna as aulas mais atraentes à participação do aluno e facilita a aprendizagem dos alunos através da interação.
A tecnologia é uma grande aliada da educação. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico.
Por meio do uso do computador o professor explorará diversos meios de tecnologias digitais, sendo assim se torna possível a aquisição e ampliação de conhecimentos, com a criação de ambientes de aprendizagem e facilitação do processo do desenvolvimento intelectual do aluno dentro de fora da sala de aula.
Listamos 3 maneiras de fazer o bom uso da tecnologia na educação:
Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa. 7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.
A tecnologia é uma forma de aprimorar a qualidade da educação, pois proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias. Com o objetivo de formar educadores e ajudar a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.
Interação através de perguntas e respostas As perguntas são uma poderosa estratégia para fazer o estudante dialogar com um conteúdo, seja texto escrito, vídeo, animação, etc. Existem aplicativos que permitem essa ação individualizada, propondo questões aos estudantes.
O uso da tecnologia favorece a interação entre alunos. ... Ao fazerem atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois sentem-se parte ativa e importante do processo de aprendizagem.
Realidade virtual, gamificação, vídeos de todos os tipos. A tecnologia em nuvem e o acesso ágil e barato à internet, somados à grande quantidade de aplicativos para criação de apresentações e conteúdos, permitem que os professores tornem o aprendizado bem mais interessante e divertido.
O uso da rede de computadores permite a escolas do Brasil estabelecerem parcerias com escolas na América ou na Europa, para discutirem temas de interesse comum, dando ao estudante a oportunidade de apresentar seus projetos a outros alunos ou professores.