Coordenação (eixos CNC) Mover fisicamente a ferramenta para uma posição conhecida em relação à geometria da peça e, em seguida, configurar o registro do eixo para represen- tar essa posição.
O ponto zero da peça é determinado pelo programador quando da execução do programa, e define o sistema de coordenadas da peça em relação ao ponto zero da máquina.
O ponto zero da máquina, é definido pelo fabricante da mesma. Ele é o ponto zero para o sistema de coordenadas da máquina e o ponto inicial para todos os demais sistemas de coordenadas e pontos de referência. Serve para aferição e controle do sistema de medição dos movimentos da máquina.
Atualmente podem-se utilizar vários meios de registro e transmissão de informações dos programas para máquinas, que em sua maioria são CNC. Os meios de registro e transmissão do programa NC, são: Manual apenas em CNC; ... Figura 3.4.1: Fluxo convencional de informação entre CADD/CAM/CNC via ethernet.
A fresadora CNC utiliza um método subtrativo para modelar a peça, esculpindo em uma chapa ou bloco de material, e para isso usa uma tupia ou spindle em sua ponta para realizar o trabalho de corte. Toda fresadora CNC possui pelo menos 3 eixos de movimentação, uma cama para anexar o material e uma tupia ou spindle.
O posicionamento preciso é realizado pelo operador que conta o número de voltas a ser dada na manivela com graduações no dial (anel graduado) desta forma dependendo exclusivamente da perícia do operador. A função mais básica de qualquer máquina CNC é o controle de movimento automático, preciso, e consistente.
É importante queo ponto zero peça seja de fácil localização para operador, pois esteprecisará informar para a máquina sua posição relativa ao sistema decoordenadas da máquina. Também é interessante fazer comentários dentro do programa CNCsobre a localização do ponto zero peça.
Pontos de referência: Ponto de Referência da máquina – R; Pontos de referência da ferramenta – E e N. O ponto zero da máquina M está estabelecido pelo fabricante O ponto zero da máquina M está estabelecido pelo fabricante da mesma.
Este ponto tem como função fazer a AFERIÇÃO E O CONTROLE do SISTEMA DE MEDIÇÃO dos movimentos dos CARROS e das FERRAMENTAS. Através de um carro e uma chave-limite, a posição do ponto de referencia e pré-determinada em cada eixo de movimento, pelo fabricante.
Pontos de referência: Ponto de Referência da máquina – R; Pontos de referência da ferramenta – E e N. O ponto zero da máquina M está estabelecido pelo fabricante O ponto zero da máquina M está estabelecido pelo fabricante da mesma.