O racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos.
O termo vem do Latim rationalis, que significa "o que segue a razão", mais o sufixo -ismo, do Latim –ismus, do Grego –ismós, que é um formador de substantivos. O significado de Racionalismo descreve uma teoria filosófica que prioriza a razão humana, com os sentidos como faculdade de conhecimento.
O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano. O empirismo é uma teoria filosófica baseada na ideia de que a experiência é a fonte do conhecimento. ... O conhecimento é baseado no uso da razão e da lógica.
René Descartes (1596-1650), de quem é célebre a frase: "Penso, logo existo", lançou as bases do racionalismo.
O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. ... Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
O empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. Ou seja, a partir de suas vivências, e não instintos ou conhecimento nato, os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado.
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. ... O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos. Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo.