Na Teosofia o pavão é "emblema do despertar espiritual e da Iniciação", representando Sabedoria e o Conhecimento Superior. Cristianismo: Para os cristãos, o pavão-branco é associado ao Cristo Jesus, como símbolo de ressurreição e sua cor branca representa a força do Espírito Santo.
Por isso, esta ave é símbolo de renovação, imortalidade e renascimento para muitas culturas. Em termos esotéricos, a mudança das penas da cauda do pavão significa a capacidade de transmutação de nossa energia de densa para elevada, e os ocelos das penas na cauda simbolizam a onisciência divina, os olhos que tudo veem.
O pavão já foi considerado um animal sagrado na Índia, é um guardião da floresta e põem de 8 a 10 ovos. O macho tem várias fêmeas. O pavão é uma ave de grande porte, com origem na Índia, onde já foi considerado um animal sagrado.
Dizem que encontrar uma pena de pavão traz boa sorte, harmonia, serenidade e paz de espírito.
Essas aves vivem cerca de 30 anos e adoram passar a noite lá no topo das árvores. É lá também que elas sobem quando se sentem ameaçadas. ... E diferente de outras aves, que saem do chão com facilidade, os pavões têm que correr para, só então, conseguir levantar voo.
REPRODUÇÃO Ocorre entre setembro e janeiro com as aves que já atingiram 2,5 anos de vida, idade da maturidade sexual dos pavões. Com duas a três posturas por ano, a pavoa bota, em média, 23 ovos, que eclodem em cerca de 30 dias.