Traduzindo o que significa cada Sigla: DML para representar o conjunto de instruções da linguagem SQL para manipular os dados. DDL conjunto de instruções e comandos para definição de dados.
Linguagem de Manipulação de Dados ( DML, de Data Manipulation Language) é uma família de linguagens de computador utilizada para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados.
Linguagem de definição de dados (DDL, do Inglês Data Definition Language) é uma linguagem de computador usada para a definição de estruturas de dados.
DDL e DML são tipos de linguagem SQL. A DDL, Data Definition Language ou LInguagem de Definição de Dados, apesar do nome não interage com os dados e sim com os objetos do banco. São comandos desse tipo o CREATE, o ALTER e o DROP. Já a DML, Data Manipulation Language, ou Linguagem de Manipulação de Dados.
DQL - Data Query Language - Linguagem de Consulta de dados. São os comandos de consulta. DTL - Data Transaction Language - Linguagem de Transação de Dados. São os comandos para controle de transação.
A linguagem de manipulação de dados (Data Manipulation Language, DML) é a linguagem que permite aos usuários fazer o acesso a os dados ou manipulá-los, conforme modelo de dados apropriado.
DML - na arquitetura refere-se ao depósito de material de limpeza (DML)
Uma linguagem de definição de dados (DDL) permite aos usuários especificar um esquema de banco de dados através de um conjunto de definições. Um esquema é o projeto geral de um banco de dados e raramente é modificado. Compõe uma linguagem de consulta banco de dados, como por exemplo, o SQL.
DDL ou Data Definition Language (Linguagem de Definição de dados) permite ao usuário definir as novas tabelas e os elementos que serão associados a elas. É responsável pelos comandos de criação e alteração no banco de dados, sendo composto por três comandos: CREATE, ALTER e DROP.