[ Desporto ] Tipo de exercício físico baseado em movimentos rápidos e explosivos, em que os músculos são repetidamente esticados e contraídos.
Sugere-se a avaliação da força no agachamento antes de prescrever-se exercícios pliométricos. Ao começar a pliometria, deve-se usar baixa intensidade, maior volume de exercícios com progressão de intensidade gradual.
Além do aumento da força, resistência e equilíbrio, a pliometria traz como benefícios adicionais a reabilitação física, o desenvolvimento da coordenação motora e até mesmo a prevenção de lesões nos joelhos.
Pliometria é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão.
Os exercícios pliométricos, de uma forma geral, visam o fortalecimento da massa muscular e a melhora do rendimento do indivíduo. A ideia, a longo prazo, é conseguir pular mais alto, ter firmeza na "decolagem" e "aterrissagem" dos saltos, correr mais rápido e melhorar o condicionamento físico.
A pliometria é composta por exercícios aeróbicos usados para aumentar a velocidade, resistência e força. Assim, exige que você exercite seus músculos ao máximo potencial em curtos períodos de tempo.
Pliometria é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (fase concêntrica). O músculo possui uma certa elasticidade e como todo elástico quando esticado, retorna rápido para sua posição inicial.
Quanto ao número de vezes na semana que a pliometria deve ser praticada, alguns estudos demonstram que apenas um estímulo por semana já é capaz de melhorar algumas variáveis de performance. No geral, realizar esse tipo de treino duas vezes por semana já é mais do que suficiente.
O treinamento pliométrico é um método desenvolvido para melhorar a força explosiva, baseada na utilização do Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE) muscular, visando propiciar melhorias a partir do estresse provocado pelos exercícios nos mecanismos receptores, denominados proprioceptores (fuso muscular e órgão tendinoso ...
Os exercícios pliométricos desenvolvem a força explosiva, sendo denominados também como "excêntrico-concêntrico ou treinamento da força dinâmica negativa", pois provoca, sob o fuso muscular, uma força isotônica excêntrica ou negativa (DANTAS, 2003, p. 247).