Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 3 Que não exprime a verdade; enganador, fingido, insincero. 4 Que não professa uma religião tida como verdadeira. 5 Que não respeita os compromissos assumidos: Infiel à palavra empenhada.
Pessoa que comete traição: 1 judas, delator. Que é falso e traiçoeiro: 2 traiçoeiro, falso, desleal, infiel, traíra, inconfidente, pérfido, insidioso, perjuro, aleivoso, tredo, proditório, proditor.
adjetivo Que não é leal; que não cumpre as normas; sem decência, honra, honestidade; desonesto: concorrência desleal. Que se comporta falsa e desonestamente; falso: amigo desleal. Que não é fiel; que não tem fidelidade; infiel: esposo desleal.
A termologia "pagão" é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais. No cristianismo, todos aqueles que não são batizados são definidos como pagãos. Em outras religiões é ligado ao ateísmo – vertente que não acredita na presença de deuses.
No caso da palavra "deslealdade", a ausência do prefixo ou do sufixo ainda traz outros termos que fazem sentido: "desleal" e "lealdade". Nesse caso, diz-se que, na palavra "deslealdade", há derivação prefixal e derivação sufixal, já que houve acréscimo de prefixo e sufixo para gerar o novo termo.
Que não é conforme aos sentimentos naturais. 2. Desumano, cruel.
O paganismo, palavra que tem origem no latim "paganus" (pagão), era a religião daqueles que moravam nos campos, ou seja, uma doutrina de devoção aos elementos da natureza. A termologia "pagão" é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais.
Etimologia. A palavra "pagão" provém do latim paganus, cujo significado é o de uma pessoa que viveu numa aldeia, num dado país, um rústico. O uso mais comum da palavra no latim clássico era utilizado para designar um civil, alguém que não era um soldado.