[ Botânica ] Diz-se das plantas que crescem sobre outras, sem, porém, se alimentarem da substância destas.
Além das angiospermas, as pteridófitas também possuem grande número de representantes com hábito epífito, como é o caso das samambaias. Apesar de não retirar nenhum nutriente da planta na qual se fixa (forófito), uma espécie epífita beneficia-se dessa relação.
As bromélias, orquídeas e outras epífitas não são parasitas das árvores. ... As plantas epífitas, como bromélias, orquídeas, imbés, cactos e muitos outros que costumam usar as árvores como mero suporte para obter mais luz, umidade e nutrição, não roubam, de forma alguma, nutrientes ou água da árvore.
Nestes representantes a absorção de água e nutrientes é realizada por meio de escamas absorventes, em um mecanismo de osmose. Dessa forma, as escamas em Bromeliaceae exercem importante papel eco-fisiológico.
O Epifitismo é um tipo de niilismo. Neste caso, as plantas epífitas (bromélias e orquídeas, por exemplo), buscam suporte no tronco de árvores para se desenvolverem, porém sem retirar nutrientes das árvores. As epífitas usam as árvores apenas como suporte.
[ Botânica ] Diz-se das plantas de caule mole que não produzem madeira.
A diferença entre as plantas epífitas e as parasitas está no fato de que as epífitas não retiram nutrientes da planta à qual está associada. As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros.
As pteridófitas são plantas extremamente importantes do ponto de vista ecológico. No interior das florestas, por exemplo, elas possuem papel importante na manutenção da umidade do ar. Além disso, samambaias arbóreas são frequentemente utilizadas como suporte para o desenvolvimento de espécies epífitas e briófitas.
Em vegetais, especialmente entre as epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas: as bromélias, as samambaias e as orquídeas), se desenvolvem sobre os galhos das árvores de grande porte. Esse posicionamento favorável permite a considerável captação luminosa necessária ao processo de fotossíntese.
As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo. Nessa relação, a epífita utiliza o outro vegetal apenas como suporte (forófito), não retirando nenhum nutriente e, consequentemente, não causando nenhum prejuízo à espécie.