Construção para deter a passagem das águas ou para retê-las em determinada direcção . 2. Represa, açude.
Significado de Dique [Figurado] Obstáculo, barreira, aquilo que impede ou dificulta; impedimento.
Dique, represa ou açude é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas correntes. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas chamadas de pôlderes.
Os diques são estruturas que servem para conter a água. Eles ajudam a evitar que rios e lagos transbordem durante tempestades, mas também são construídos para drenar terras que, em estado natural, ficariam debaixo da água.
Registros apontam que por volta do ano 4000 A.C. foram construídos diques e canais de irrigação. Eram grandes reservatórios para armazenar a água nos períodos de cheia, que reduziam os danos e direcionavam fluxo das águas para regiões distantes.
O que é Tenacidade: Em sentido figurado, a palavra tenacidade é usada para descrever a atitude de uma pessoa obstinada ou persistente, que não desiste de um projeto ou ideia. Ex: Ele é um exemplo de tenacidade, porque nunca desistiu do seu sonho, mesmo quando todos tentaram desmotivá-lo.
Também conhecidos como diques e muros de contenção, polderes são estruturas hidráulicas artificiais, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximas a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar.
O processo é mais ou menos o contrário de uma represa, ou seja, enquanto para a represa a área é isolada e alagada, no caso dos diques, a área é isolada e a água drenada com o auxílio de canais e bombas. É como se os holandeses estivessem empurrando o mar e ocupando o espaço que antes era ocupado pela água.
Dique: Normalmente é paralelo ao curso de água (rio ou mar). Possui água apenas em um dos lados, protejendo o outro. Barragem: Normalmente intercepta o curso de água. A água está presente dos dois lados (montante e jusante).
A religião do antigo Egito dominava todos os aspectos sociais egípcios. Era politeísta, cada região/localidade possuía seus deuses. A unidade política egípcia organizou em um só conjunto todos os grandes deuses que a sociedade deveria cultuar.