A palavra foi usada na Bíblia para descrever Tiago e João, filhos de Zebedeu. Que são chamados de ''Filhos do Trovão''. (Marcos 3:17) Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão. ...
Segundo Marcos 3:17, Tiago e João são chamados por Jesus como Boanerges, isto é, "Filhos do trovão". Isto se deu por um fato que caracterizou a índole de ambos: ao chegar Jesus com sua comitiva à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada.
Um dos que se chamavam Tiago era denominado Tiago, o Maior, para diferenciar de Tiago, o Menor. Era filho de Zebedeu e Salomé, portanto, irmão de João, o Evangelista. Nasceu em Betsaida da Galiléia, e, tal como seu irmão, era pescador. Há os que o descrevam como um jovem individualista e ambicioso.
Assim como Jesus Cristo deu a Simão o nome adicional de Cefas ou Pedro, que significa "rocha", Ele também deu a Tiago e João o título de Boanerges ou "filhos do trovão".
São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João. ... Filho de Zebedeu e de Salomé fazia parte de um grupo de pescadores, formado por seu pai, seu irmão João e também Pedro.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.
Os escritos do Novo Testamento referentes a João, o Amado, apresentam-no como professor e modelo para nosso próprio discipulado. Sua proximidade pessoal com o Senhor é sugerida por João 13:23: "Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no peito de Jesus". ...
Jesus fez a mesma pergunta três vezes porque o estava restaurando. ... Na passagem chamada de Transfiguração de Jesus (Mateus 17), apareceram para conversarem com Jesus Moisés e Elias, representando a Lei e os Profetas. Estarem ali, Pedro, Tiago e João, significa que estavam o amor, a fé e a revelação.
O chamado dos primeiros discípulos de Jesus é um episódio chave da Vida de Jesus no Novo Testamento. Ele aparece em Mateus 4:18-22, Marcos 1:16-20 e Lucas 5:1-11, sempre no Mar da Galileia.
Notável é como Paulo cita apenas Pedro e Tiago entre os discípulos e outros que viram Jesus, I Coríntios 15:3-7. Isto em geral é uma indicação de que este Tiago é o mesmo Tiago irmão caçula de Jesus.