O nome Gantois (pronuncia-se gantoá) tem origem do Edouard Gantois, dono do terreno onde o templo religioso foi construído.
O Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé, ou o Terreiro do Gantois, como é mais conhecido, é um dos mais antigos candomblés da Bahia. Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2002, o Gantois tem destacada importância desde o início dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras.
Ela é bisneta da nigeriana Maria Julia da Conceição Nazareth, fundadora do terreiro do Gantois, e sobrinha-neta da mãe de santo Pulchéria Maria da Conceição, que lhe iniciou na religião e lhe cunhou o apelido de "Menininha". Maria Escolástica dançava o candomblé desde os seis anos e foi iniciada para Oxum aos oito.
Significado de Cantua feminino Gênero de plantas herbáceas do Peru.
Filha mais velha de mãe Cleusa, a percussionista Mônica Millet, 37, é a sucessora natural.
É preciso marcar horário, pois a procura é grande. Ao visitar o terreiro, não deixe de passar no museu Ilê Ohum Lailai (que quer dizer "a casa das coisas antigas"). O terreiro fica na rua Direita do São Gonçalo do Retiro, 245, bairro Cabula (tel. 0/xx/ 71/384-6800); o museu fica na mesma rua, número 557, (tel.
13 de agosto de 1986 Mãe Menininha do Gantois/Data de falecimento
Pai de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá ou babá é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. Seu equivalente feminino é a ialorixá ou mãe de santo.