substantivo masculino Semente de algumas espécies de andira, empregada como vermífugo.
Propriedades medicinais: anti-helmítico, drástico, emético, febrífugo, laxante, narcótico, piscicide, purgativo, veneno. Indicações: úlcera, vermes. Parte utilizada: casca do tronco.
A madeira de angelim-pedra vem da árvore de mesmo nome, que possui nome científico de Hymenolobium petraeum Ducke. Tem ocorrência no Brasil, nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará e Rondônia. E também em países como Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
- O chá da casca é indicado para resfriados, gripes, catarro de peito, faringite, infamações pulmonares, debilidade orgânica e raquitismo; - A tintura feita a partir de sua casca é utilizada no tratamento de reumatismo.
an·ge·lim lim.
Significado de Angelical adjetivo Próprio de anjo, que diz respeito aos anjos. [Figurado] Que é muito puro, sem pecados; cândido, imaculado: olhar angelical. [Figurado] Que é muito bonito, harmonioso, belo: melodia angelical. Etimologia (origem da palavra angelical).
Madeira pesada e dura, de coloração castanha-amarelada a castanha-avermelhada, com forte gosto amargo. Madeira usada em pergolados , vigamantos aparentes , telhados ,construção civil em geral , acabamento mais poroso de boa qualidade, não nescessita de tratamento durabilidade de mais de 40 anos.
O Angelim-vermelho é considerado de difícil trabalhabilidade, mas recebe bom acabamento. Indicações de Uso: Usado em construções pesadas, na carpintaria, marcenaria, na construção naval, carrocerias, pisos industriais, assoalhos, dormentes, cabos para ferramentas.
A Madeira Angelim possui alta resistência e boa durabilidade, entre suas outras características podemos destacar:
Características sensoriais: cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exudação de óleo-resina, alburno castanho-pálido; brilho ausente; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; dura ao corte; grã direita a revessa; textura grossa, ...