1. Sensação irritante produzida em certas partes do corpo por uma fricção ou toque ligeiro que provoca geralmente riso ou movimentos pouco controlados.
As cócegas são uma reação de autodefesa do organismo diante de alguma coisa que toca a pele. ... Simples: porque nosso cérebro sabe quando provocamos um estímulo em nós mesmos e acaba anulando a "sensação de perigo" que dispara as cócegas.
Uma pessoa pode sentir cócegas desta maneira. Gargalesis, ou gargalestesia é uma cócega mais intensa, do tipo que faz as pessoas dão risada quando alguém toca repetidamente em uma área sensível do corpo. As pessoas não podem se agradar dessa maneira, pois sofrem de sensibilidade às cócegas.
Isso porque, sentir cócegas é o resultado das mensagens nervosas, enviadas ao nosso cérebro. A partir das nossas milhares de terminações nervosas, então, rola uma espécie de reação a esse toque alheio. ... Dessa forma, é possível não sentir cócegas.
cócegas - nome femininosingular-pluralcócegas
[Gramática] Cosquinhas é a forma diminutiva de coscas, palavra de mesmo sentido que cócegas.
A sensação de cócegas está relacionada à sensibilidade da pele. Isso quer dizer que quem não sente cócegas pode ter a pele pouco sensível, ou então um controle impressionante da sensação de pânico e das gargalhadas que costumam acompanhar as cócegas.
As cócegas podem causar problemas de falta de confiança ao longo da vida. Segundo o Dr. Alexander, fazer cócegas contra a vontade de uma pessoa pode realmente causar uma "grande dor mental". E às vezes, essa dor pode durar para sempre.
Elas estão relacionadas à reação do organismo a situações de medo e pânico. É por isso que as cócegas geralmente se manifestam por meio de risadas desconfortáveis. São provavelmente uma resposta primitiva, com o objetivo de fazer o corpo reagir no caso, por exemplo, de haver algum inseto caminhando sobre ele.
É uma palavra esdrúxula (Portugal) ou proparoxítona (Brasil), acento tônico na antepenúltima sílaba.