A peste bubónica, tal como as outras formas de peste, é causada pela bactéria Yersinia pestis, uma bactéria zoonótica que afeta roedores e as suas pulgas (Xenopsylla cheopis). Esta bactéria transmite-se de roedor para roedor e destes passa para os seres humanos através das picadas das pulgas infetadas.
Peste negra é uma doença causada pela bacteria Yersinia pestis, que afeta primariamente roedores. Ela é transmitida de um roedor a outro por meio de pulgas, que ao morderem o roedor passam a carregar a bactéria. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada.
O principal transmissor da doença seriam as pulgas que vivem em ratos e outros tipos de roedores. Mas, como afirmam os pesquisadores das universidades de Oslo e Ferrara, foram as pulgas e piolhos de humanos que fizeram a epidemia se espalhar rapidamente entre a população.
Se você pensar no passado, vai lembrar que a peste-negra, também transmitida por ratos, foi responsável pela morte de milhares de pessoas. Na disciplina de Biologia, você estuda os diversos tipos de transmissão de doenças. Portanto, fica claro que a leptospirose é transmitida de forma indireta por veículo inanimado.
A peste negra, também conhecida como peste bubônica ou simplesmente a Peste, é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida através das pulgas de animais roedores aos seres humanos.
A peste negra, também conhecida como peste bubônica ou simplesmente a Peste, é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida através das pulgas de animais roedores aos seres humanos.
De 20, foram registrados 3.248 casos no mundo. Destes, 584 pessoas morreram. Historicamente, era conhecida como "a peste negra", em referência ao fato de causar gangrena em certas partes do corpo, como nos dedos das mãos e dos pés, que acabam totalmente enegrecidos.
A peste bubônica é causada por bactérias. "Ela é tratada com antibióticos", explicou o especialista. "Mas, embora possa parecer alarmante por ser uma doença infecciosa grave emergindo no Oriente, no momento pode ser facilmente tratada", acrescentou Dryden.
Em apenas oito dias de agosto de 1667, Elizabeth Hancock perdeu seus seis filhos e seu marido. Cobrindo a boca com um lenço para evitar o cheiro da decomposição, ela arrastou os corpos para um campo próximo e enterrou-os.