Para o tratamento de suporte, que busca eliminar os sintomas, o profissional veterinário pode administrar o carvão ativado para diminuir a absorção das substâncias tóxicas. Induzir ao vômito também é uma opção. Outra conduta a ser tomada depois que o cachorro comer chocolate é a lavagem gástrica.
Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas, ao contrário do que se imagina, o chocolate é tóxico. Por isso, cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma! Inclusive, a intoxicação em cães pelo alimento continua sendo um problema.
Para quem procura um remédio para intoxicação de cachorro, saiba que o carvão ativado é um grande aliado em situações de emergência. Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro.
O que fazer se o seu gato comer chocolate Se apanhar o seu gato a comer chocolate, leve-o ao veterinário o mais rapidamente possível. Se for apanhado de imediato, um veterinário poderá induzir o vómito para tentar extrair o elemento tóxico do organismo do seu gato, antes que se comece a acumular.
Menos de 30 gramas de chocolate amargo pode ser suficiente para envenenar um cão de 20 quilos.
Água de arroz e chá de erva-doce são ótimos! A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia as cólicas. Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia.
No consumo de chocolates, chás ou cafés, os indícios são de diarreia, hiperatividade, vômitos, tremores, taquicardia, fraqueza, hipertermia e intensa vocalização entre 6 e 12 horas após ingestão.
Esse alimento contém um composto chamado teobromina, que nossos amigos peludos não conseguem digerir. Dessa forma, a substância se acumula no organismo, levando a quadro de intoxicação. Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer chocolate, saiba que o alimento está proibido para os bichanos!
Os bichinhos, de acordo com o veterinário Raymundo Chaves, não se dão bem com o alimento extraído do cacau e podem até morrer se ingerir grande quantidade do produto. O chocolate é considerado tóxico para os animais.
A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate de culinária e o chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama visto que o chocolate de leite popular contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama.