Anatomia da clavícula Localizado na base do pescoço, ele conecta o braço ao corpo por meio de duas articulações: Articulação esternoclavicular, localizada na extremidade interna (proximal) do osso do colo.
A fratura da clavícula é uma fratura do osso longo que percorre horizontalmente da extremidade do esterno até a extremidade da omoplata (escápula). Essas fraturas ocorrem frequentemente após uma queda sobre um braço estendido ou após um impacto direto.
De forma simples, em anatomia, essa é a porção mais elevada de um membro superior, composta pela escápula e clavícula. Na anatomia humana, vale lembrar que a clavícula é um osso par que liga os membros superiores ao tronco. Ela é classificada como um osso longo do esqueleto humano.
É palpável em toda a sua extensão, e classificada como osso longo, porém sem cavidade medular (medula óssea), consistindo de osso esponjoso (trabecular) com revestimento de osso compacto.
A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um "S" itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
A clavícula é um osso longo, pelo que se apresenta formada por tecido ósseo compacto, disposto concentricamente em lâminas ósseas. Situa-se próxima ao ombro, na zona superior e anterior do tronco.
Fratura na clavícula: Recuperação O período pode variar de 3-6 meses, em alguns casos, esse período pode se prolongar ainda mais. Após a operação, o paciente deve ficar em repouso de acordo com a indicação médica.
A maioria das clavículas quebradas podem ser tratadas sem cirurgia. O tratamento não cirúrgico pode incluir: Suporte de braço. Um suporte simples geralmente é usado para conforto imediatamente após o intervalo e para manter seu braço e ombro em posição enquanto a ferida cura.
A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar. Ela faz a ligação entre o braço e o tronco. Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la! Ela tem duas curvinhas, como um S.
Acidentes anatômicos da Clavícula, Escápula, Úmero , Rádio e Ulna. Osso longo e par, que apresenta um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). Tem formato de "S" e forma a porção ventral da cintura escapular. A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno.