Pessoa tem origem no latim persona, que é "soar através". A palavra "pessoa" designava a máscara usada por um ator no teatro clássico. Ao colocarem máscaras, os atores desempenhavam uma personagem.
Criar uma persona é essencial para que o seu negócio tenha uma estratégia com um foco bem definido: o seu cliente! Diferentemente do conceito de público-alvo, que é uma ideia bem abrangente de quem seria o seu consumidor, uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal.
O primeiro passo para a pesquisa de persona é analisar os mais variados dados do seu público-alvo para encontrar características em comum entre eles. Além disso, vale a pena estudar tanto os consumidores que estão satisfeitos com seus serviços ou produtos quanto os que não estão.
A principal forma utilizada para uma pesquisa de persona é a coleta de dados do seu cliente. Para colocar essa estratégia em prática, será necessário criar um questionário com as principais informações que devem ser coletadas e entrar em contato com o seu público.
Anagramas de persona
A origem mais remota da palavra "pessoa" é o grego 'prósopon' (aspecto) de onde passou ao etrusco 'phersu', com o significado de 'aí'. A partir dessa palavra, os latinos denominaram 'persona' as máscaras usadas no teatro pelos atores, e também chamaram assim aos próprios personagens teatrais representados.
Como criar personas e identificar suas dores e desafios. Não há muito segredo e escapatória neste momento. O jeito é perguntar/conversar com os atuais e antigos clientes do seu cliente – com experiências positivas e negativas — e base atual de Leads, se houver.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.