A enzima lactase é produzida pelas vilosidades intestinais as quais guarnecem o intestino delgado e que por sua vez, possui função de destruir as ligações entre a glicose e galactose e então após esses acúcares serem abstraídos são digeridos normalmente.
A nutricionista afirma que não há tratamento para aumentar a capacidade de produção de lactase, mas a boa notícia é que os sintomas são facilmente controlados com algumas adaptações na dieta. Nos casos em que o leite é essencial, como para os recém-nascidos, a opção é o leite de soja, livre da lactose.
Intolerância primária à lactose: à medida que envelhecemos, o corpo deixa de produzir a lactase espontaneamente. Esse é o quadro mais comum entre os indivíduos. Intolerância secundária à lactose: é consequência de algumas doenças que afetam o aparelho digestivo, como gastroenterites.
O que causa a intolerância à lactose? A causa da intolerância à lactose é melhor explicada pela descrição de como uma pessoa desenvolve a deficiência de lactase. A deficiência primária de lactase desenvolve-se com o tempo e inicia após a idade de cerca de 2 anos, quando o corpo começa a produzir menos lactase.
O processo de digestão da lactose Quando há fabricação normal da enzima lactase, isso leva algumas horas, a lactose é quebrada em açúcares menores no intestino delgado e estes açúcares são absorvidos, desaparecendo do intestino.
Na verdade, não se extrai a lactose, açúcar a que algumas pessoas têm intolerância. O que acontece é uma reação química que a faz sumir do leite. As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise.
Chás: Os chás são uma maravilha para nossa saúde. No caso da intolerância à lactose eles podem ser grandes aliados para o alívio dos sintomas. O chá de hortelã, além de ser refrescante e naturalmente gostoso, consegue aliviar o desconforto no estômago, ajudando na digestão.
Para que as pessoas com intolerância à lactose possam evitar os sintomas é necessário evitar a ingestão de leite e derivados (manteiga, requeijão, queijo, sorvete…) ou ingerir a enzima lactase através de comprimidos ou sachês antes de ingerir o alimento com lactose.
A lactase é uma enzima produzida naturalmente no nosso organismo, cuja produção é reduzida nas pessoas intolerantes. Esta enzima é produzida em laboratório através do fungo Aspergillus sp. (oryzae, por exemplo) e pode ser consumida diariamente antes do consumo de leite e derivados, sem maiores problemas.
Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.